quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Análise da obra "Escola de Atenas" de Rafael Sanzio

A obra Escola de Atenas foi pintada por Rafael Sanzio, sendo uma de suas obras mais famosas foi pintada entre os anos de 1509 e 1511 na Stanza della segnatura sob encomenda do Vaticano. A obra é um afresco em que aparecem ao centro Platão e Aristoteles, Platão segura o Timeu e aponta para o alto ,sendo assim identificado com o ideal, o mundo inteligível. Aristóteles segura a Ética e tem a mão na horizontal , representando o terrestre, o mundo sensível. 
As poses graciosas , assim como o movimento e a expressividade das figuras foram alcançadas após centenas de estudos e esboços detalhados criados por Rafael. Outra característica notável e a harmonia da composição 
A imagem tem sido muitas vezes vista como uma perfeita encarnação do espírito da alta renascença. Em a "escola de Atenas" Raffaello pintou os maiores estudiosos antigos como se fossem amigos que discutiam e desenvolviam as formas de pensar e de refletir a filosofia em si. 



Por: Fernanda Alvarenga

3 comentários:

  1. Aristóteles e Platão pais do pensamento auto-reflexivo, bases para diversas áreas de estudo humano hoje, psicologia, sociologia, filosofia e até minha profissão `` Coach`` ver essa pintura é motivador! Parabéns galera..

    ResponderExcluir